domingo, 19 de julho de 2015

Dia: Beacon - Riggio Galleries


Fachada do prédio que abriga as Riggio Galleries do Dia: Beacon
(Foto: internet)


Dia: Beacon é uma das unidades da Dia Art Foundation, instituição sediada em Nova York e dedicada a financiar, promover, apresentar e conservar obras de arte contemporânea e performances, além de fomentar o diálogo crítico. Seu objetivo inicial foi suprir uma lacuna surgida a partir dos anos 1970 com relação a financiamentos de trabalhos de caráter efêmero, site-specific ou de grandes proporções. 

Uma outra unidade funciona em Chelsea e há obras e instalações distribuídas dentro e fora da cidade, em locais diversos.



Vista aérea do local, com rio Hudson à direita
(Foto: internet)




















Beacon, à beira do rio Hudson, é a cidade onde, em 1929, a Nabisco começou a fabricar as embalagens de seus produtos. Desativada, em 2003 a fábrica de 22 mil m² deu lugar a um dos maiores museus do país, o Dia: Beacon. A área total do terreno é de 13 hectares e inclui um parque beira-rio. 



Espaço do artista Richard Serra
(Foto: Adélia Nicolete)




















O prédio recebeu o nome de seu principal financiador, o empresário Leonard Riggio. As chamadas Riggio Galleries são espaços projetados especialmente para cada artista e a iluminação natural, em permanente diálogo com as obras, é garantida pelas janelas e claraboias.


Espaço do artista On Kawara
(Foto: Adélia Nicolete)

É curioso imaginar a "dramaturgia" do Museu. Os critérios utilizados para a distribuição dos artistas e das obras, bem como da circulação do público e o tipo de informação que ele recebe na entrada de cada sala. Lembra um espetáculo processional, daqueles em os espectadores dirigem-se para a cena que lhes interessa e estabelece uma sequência particular. *

Podemos imaginar o tipo de sensação pretendida pela curadoria: o impacto das obras gigantescas, seguido pelo espaço sem paredes dos trabalhos ao rés do chão ou de fosso. A distância entre as peças, aquelas que podem ser vistas logo que se chega ao topo da escada e aquelas que já podem ser vislumbradas no fundo da galeria. Louise Bourgeois, por exemplo, está no primeiro andar, num pavilhão só dela. O silêncio, o avermelhado das paredes e o piso de cimento queimado, bem como a distância considerável entre as peças, provoca uma atmosfera minimalista e quase meditativa.



Crouching Spider - Louise Bourgeois - 2003
(Foto: Bia Borin)


Parte da galeria destinada ao acervo de Louise Bourgeois
(Foto: Adélia Nicolete)







Enfim, um espaço expositivo tem outras funções além do abrigo dos materiais. Uma delas é agir sobre e com o visitante/espectador, assim como faz a dramaturgia, rumo à criação de um sentido.


O museu também conta com um bosque de árvores frutíferas e jardins planejados, onde eventualmente podem ser instaladas algumas obras, tais como a instalação sonora de Louise Lawler. Intitulado Birdcalls, o trabalho realizado entre 1972 e 1981, reúne ruídos vocais de Joseph Beuys, Sol Lewitt, Cy Twombly, Andy Warhol, entre outros artistas e convidados, que remetem a pássaros.

Jardim reservado à proposta de Louise Lawler
(Foto: Adélia Nicolete)


Jardim à entrada das Galerias Riggio
(Foto: Adélia Nicolete)


Jardins atrás das Riggio Galleries
(Foto: Adélia Nicolete)



















Ao longo das próximas postagens, comentarei sobre alguns dos artistas expostos no Dia: Beacon, assim como outras informações acerca do local. Em caso de interesse imediato, sugiro consultar o site da fundação  aqui.



Adélia Nicolete


 * Um ótimo exemplo desse tipo de espetáculo pode ser encontrado na seguinte postagem.

2 comentários:

  1. Essas viagens que proporcionam ganhos incalculáveis à nossa alma sedenta de arte! Como não conhecia o espaço, eu através de você também adquiri conhecimento e cultura mantendo o amor à arte alimentado!! Delícia de passeio!

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  2. Que bom que curtiu, Elaine. Aos poucos, registro outras atrações do museu. Duas delas seus queridos: Louise Bourgeois e Joseph Beuys.
    Beijos e obrigada pela visita constante! :)

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